História

História

1972

Fundação do Samer na avenida Saturnino Braga, centro de Resende, com atendimentos ambulatoriais e pequenos procedimentos de urgência.

1973

Ampliação da unidade com 10 leitos de internação, clínica cirúrgica, maternidade, pediatria e ortopedia, entre outras especialidades. Com 40 médicos, o Samer foi pioneiro na região na chamada Medicina de Grupo.

1975

Compra dos terrenos no bairro Montese para a construção de uma unidade hospitalar maior e mais moderna.

1981

Inauguração do Samer Hospital no bairro Montese.

1992

O Samer cria o primeiro plano de saúde de Resende, o Plamer.

1993

O Hospital adquire e instala o primeiro tomógrafo computadorizado da região. Outras empresas são criadas dentro do espírito de parcerias como Proexames, Igor, Cedor e Mama.

1997

O início da informatização do Hospital marca o aniversário de 25 anos do Samer.

1998

Ampliação do Hospital com a construção do segundo andar. Ampliação do número de leitos, aquisição de um novo tomógrafo e equipamentos modernos para o centro cirúrgico e o CTI.

2000

Ampliação do CTI, do Pronto Atendimento e dos apartamentos.

2010

Início da construção do Novo Samer Hospital, anexo às instalações do bairro Montese, ampliando a área existente em mais 4.500 m².

2011

Contratação de consultorias especializadas em Planejamento, Gestão Hospitalar e Gestão financeira para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos aos pacientes. Em parceria com a Policlínica, o Samer viabilizou a criação da MATER, no Jardim Jalisco, oferecendo um atendimento materno-infantil diferenciado.

2012

Aquisição de um novo Tomógrafo, com tecnologia mais avançada e ampliação do CTI. Criação do serviço especializado em ortopedia, o ORTOSAM.

2013

Inauguração do novo laboratório de análises clínicas do hospital e da nova agência transfusional.

2014

Com a entrada em operação das instalações do Novo Samer Hospital, tornou-se possível o retorno de toda a estrutura materno-infantil para a unidade no bairro Montese, em locais exclusivos e diferenciados. Inauguração da Hemodinâmica.

2015

Realização da primeira cirurgia cardíaca na cidade de Resende.

2016

Ampliação e modernização do Centro Cirúrgico, que passa a contar com 7 salas de cirurgia.

2017

Inauguração do Centro de Especialidades Médicas com 10 consultórios, sala de exames e sala de curativos.