Leite Materno

Leite Materno

QUANDO FALAMOS SOBRE LEITE MATERNO, FALAMOS SOBRE UM ALIMENTO VIVO, QUE VAI DIRETO DO PRODUTOR PARA O CONSUMIDOR, SEM CONTATO COM NADA, NEM COM O AR.  TRATA-SE DO LEITE MAIS RICO E COMPLETO DE TODOS OS MAMÍFEROS.

NEM SEMPRE É SIMPLES, NEM SEMPRE É FÁCIL NO INÍCIO.  A AMAMENTAÇÃO EM  LIVRE DEMANDA, OU SEJA, A HORA E O TEMPO QUE O BEBÊ QUISER, FORNECE TODOS OS NUTRIENTES NECESSÁRIOS AO SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ATÉ OS SEIS MESES DE VIDA.

O LEITE MATERNO É COMPOSTO POR MAIS DE 200 SUBSTÂNCIAS DIFERENTES, ENTRE ELAS ESTÃO CARBOIDRATOS, LIPÍDEOS, CÁLCIO, GORDURAS, PROTEINAS E ETC… A ÁGUA ESTÁ PRESENTE NA COMPOSIÇÃO DO LEITE, EM APROXIMADAMENTE 87%. POR ISTO O BEBE AMAMENTADA NO SEIO MATERNO, EXCLUSIVAMENTE, NÃO NECESSITA DE ÁGUA, SUCOS OU CHÁS.

ENTRE OS MUITOS BENEFÍCIOS DO LEITE MATERNO O PRIMEIRO SE DÁ LOGO NO INÍCIO DA AMAMENTAÇÃO, POIS O COLOSTRO, PRIMEIRO LEITE, É RIQUISSIMOS EM ANTICORPOS, FORTALECENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO DO BEBÊ. NOS PRIMEIROS DIAS A PRODUÇÃO É PEQUENA, PORÉM ATENDE AS NECESSIDADES DO BEBÊ E VAI AUMENTANDO COM A FREQUENTE SUCÇÃO DO PEITO.

A AMAMENTAÇÃO É UMA EXPERIENCIA DIFERENTE PARA CADA MÃE E BEBÊ E OS CUIDADOS PARA QUE HAJA UMA BOA POSIÇÃO DO BEBÊ NO CORPO DA MÃE E CONSEQUENTEMENTE UMA BOA PEGA NA ARÉOLA, SÃO ESSENCIAIS PARA O SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO.

A SUCÇÃO NO SEIO REQUER FORÇA, RITMO E COORDENAÇÃO E ISTO FAZ COM QUE HAJA UMA DINÂMICA MUSCULAR QUE IRÁ BENEFICIAR OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS, NO FUTURO, PELA MASTIGAÇÃO E DEGLUTIÇÃO DOS ALIMENTOS, BEM COMO PELA ARTICULAÇÃO DAS PALAVRAS.

 

CONCEIÇÃO SCHETTINO

FONOAUDIÓLOGA

CRF 10940-RJ

SAMER HOSPITAL

 

Notícias Recentes

1º Fórum do Direito Médico e Defesa

1º FÓRUM DO DIREITO MÉDICO E DEFESA No dia 18 de agosto de 2018 o SAMER Hospital, buscando aprimorar o [leia mais…]

Dia das Mães

Uma homenagem do SamerHosp ital ao Dia das Mães!    

Semana da Enfermagem

Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente. Cuidar de alguém que você nunca viu na vida e, mesmo assim, fazer [leia mais…]